<b>Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil

  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá

Abstract

A presente reflexão firma a defesa de que as escolas de Educação Infantil podem se apresentar como espaços de educação por excelência, o que equivale a dizer que a organização do tempo e do espaço justifica-se para favorecer ou instrumentalizar intervenções educativas capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos escolares de diferentes idades. Nesta argumentação, a organização da rotina, portanto do tempo e do espaço, deve favorecer as vivências estéticas elaboradas em uma perspectiva de humanização e emancipação, em que os procedimentos didáticos sejam ricos de sentido, significado e afetividade; as diversas formas de linguagem, a escolha de recursos e procedimentos figurem enquanto condições essenciais no processo de ensino, e o espaço e o tempo expressem o apreço à arte e ao conhecimento. A Teoria Histórico-Cultural, a partir dessa compreensão, apresenta-se como referencial teórico-metodológico capaz de subsidiar a organização do ensino nas instituições escolares.


 

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Come citare
Chaves, M. (1). <b&gt;Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil. Teoria E Prática Da Educação, 17(3), 81-91. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28210
Sezione
Artigos