A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Abstract
O texto apresenta e discute o processo de apropriação dos conceitos científicos, a partir de uma prática de letramento escolar com o gênero textual História em Quadrinhos, em jovens e adultos identificados com deficiência intelectual. Nesse sentido, o conceito científico é formado quando mediado pelos signos, por meios de diferentes interações, a partir de situações de ensino sistematizadas, tendo por suporte as teorias histórico-cultural e de gêneros textuais como suportes epistemológicos. A pesquisa foi levada a efeito em uma escola pública que atende especificamente jovens e adultos, possuindo turmas que para alunos diagnosticados como deficientes intelectuais. Participaram da pesquisa quatro sujeitos que foram acompanhados em situações de ensino e aprendizagem sobre o gênero textual escolhido. Identificaram-se, incialmente, os conceitos que os sujeitos já possuíam, planejaram-se intervenções certas, que foram gravadas e transcritas para análises. Após intervenção de um semestre letivo, constatou-se que os sujeitos apropriaram-se dos conceitos científicos relacionados com o gênero História em Quadrinhos, melhorando o nível de letramento, com apropriações adequadas.
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