PLANEJAMENTO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL COM VISTA AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Abstract
Este artigo tem como objeto a implementação da educação integral em tempo integral em âmbito municipal, pois, cada município é chamado a alinhar seu planejamento educacional ao Plano Nacional de Educação. Isso vale consequentemente também para a implementação da educação em tempo integral, prevista na meta 6 da referida lei nacional. Conforme lei, o plano municipal da educação deve ser aprovado desde o 24 de junho de 2015. O universo desta pesquisa é a rede pública de ensino do Município de Lagarto-Sergipe na qual foi induzida a implementação da educação integral em tempo integral, em 2008, pela adesão ao Programa Mais Educação. Desde então se consta mudanças constantes e significativas no panorama da educação integral em tempo integral. Objetivou-se, por meio de análise documental e estatística, diagnosticar o status quo quantitativo da oferta educação integral em tempo integral no referente município e analisar o plano municipal da educação, tendo em vista os indicadores previstos no plano nacional. Como resultados principais revelou-se que Lagarto já está atendendo as metas quantitativas, colocadas no Plano Nacional da Educação. No que diz respeito ao perfil do público alvo atendido pela educação em tempo integral constatou-se, contudo, que o município não está levantando dados sistematicamente para um monitoramento adequado.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.