GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO: CONSOLIDAÇÃO A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VINCULADAS AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Abstract
O projeto político-pedagógico – PPP é um instrumento de gestão democrática e um guia para a organização das atividades administrativas, financeiras e pedagógicas das escolas públicas que deve estar em constante processo de (re)construção coletiva. No entanto, observam-se dificuldades das gestões escolares para obtenção da participação da comunidade escolar nesse processo que pode contribuir para consolidar a gestão democrática e para melhorar a qualidade do ensino. Dada a importância dessa (re)construção, este estudo estabeleceu como objetivo revelar ações/atividades/práticas pedagógicas que visem aprimorar a gestão democrática, bem como atingir os objetivos do PPP, melhorando a qualidade do ensino. Metodologicamente, empregou-se a pesquisa descritiva do tipo estudo de caso e utilizou-se, como procedimentos técnicos para coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a observação sistemática/não participante para acompanhar o desenvolvimento de práticas pedagógicas realizadas em uma escola pública que evidenciassem conexões com os objetivos traçados em um PPP (re)elaborado coletivamente. Entre os principais resultados alcançados com esta investigação, destacam-se as práticas pedagógicas desenvolvidas, de acordo com os planos de trabalho que, por sua vez, são concebidos para alcançar os objetivos definidos no PPP e a conexão entre teoria (legislação e propostas dos autores referenciados neste estudo) e prática (gestão democrática, (re)construção coletiva do PPP, elaboração dos planos de trabalho e execução das práticas pedagógicas planejadas). Essas constatações revelam-se importantes para a afirmação da gestão democrática como modelo de gestão das escolas públicas, para a obtenção da participação efetiva das comunidades escolar e local nos processos decisórios e para a melhoria da qualidade do ensino.Downloads
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Pubblicato
2018-11-07
Come citare
Fernandes, S. B. (2018). GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO: CONSOLIDAÇÃO A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VINCULADAS AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 19-32. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37048
Fascicolo
Sezione
Artigos
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