O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR

  • Helen Leandra Barreto UNICENTRO
  • carla luciane blum vestena

Abstract

O presente artigo objetiva contextualizar uma retórica histórica da cultura kaingang, com dados relevantes da situação atual de uma reserva indígena específica, Marrecas no Turvo-PR, com análise de uma pesquisa etnográfica da perspectiva da comunidade sobre olhar da interculturalidade educacional no ensino escolar. A pesquisa baseou-se na etnografia, consiste em conhecer e compreender as especificidades do local, assim investigar os significados e sentidos atribuídos a problemática, pela análise do discurso, observando quais as expectativas da comunidade para realização de diálogo intercultural. Como resultados, a comunidade demonstra uma realidade social diferenciada, primeiro pela econômica, advinda de uma associação de compra e venda de erva-mate e do comércio de pinhão e artesanatos. Está mesma situação traz levantamentos de mudanças quanto ao modo de vida indígena, as problemáticas sociais e ambientais enfrentadas, apontando dificuldades enfrentadas pela sociedade kaingang que implicam diretamente ao ensino escolar, delas retiramos apontamentos específicos ao ensino.

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Biografia autore

Helen Leandra Barreto, UNICENTRO
graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Atua como professora na Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Especialista em Educação do Campo(2014), Neuropsicopedagogia e Educação Especial inclusiva(2014).Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na UNICENTRO.
Pubblicato
2018-11-22
Come citare
Barreto, H. L., & vestena, carla luciane blum. (2018). O ENSINO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INTERCULTURALIDADE ÀS VISTAS DA COMUNIDADE INDÍGENA KAINGANG DE MARRECAS, TURVO-PR. Teoria E Prática Da Educação, 20(3), 63-78. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i3.38311
Sezione
Artigos