Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado

Abstract

O artigo apresenta como objetivo mapear e problematizar quem são os sujeitos que influenciaram a construção e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da inserção de propostas ligadas a instituições privadas no processo. Busca discutir o conteúdo da proposta educacional na BNCC. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções já desenvolvidas sobre o tema). Nas considerações, apresentamos que as relações entre o público e o privado e o movimento dos empresários na BNCC trazem consequências para a educação e para as escolas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografia autore

Maria Raquel Caetano, IFSUL-Campus Sapucia do Sul e Mestrado em Educação-ProfEPT
Dra em Educação pela UFRGS.Professora da pós-graduação lato e stricto sensu.Atua no Mestrado em ProfEPT do IFSUL. Coordena grupo de pesquisa sobre Gestão Democrática e integra o grupo de pesquisa sobre público e privado na UFRGS.
Pubblicato
2019-11-28
Come citare
Caetano, M. R. (2019). Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado. Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 118-136. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.46916