TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a formação e a preparação do professor para trabalhar com alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e de campo. A coleta de dados acorreu por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos acadêmicos dos cursos de Letras-Espanhol e Letras-Inglês de uma universidade pública do interior do Paraná. Em nossas análises, procuramos focar nos conhecimentos dos participantes sobre o autismo, bem como no processo educacional e inclusivo que os autistas necessitam ao longo de sua escolarização. Constatou-se que os professores, em formação inicial, estão recebendo poucas informações e instruções para o desenvolvimento de atividades com alunos autistas e/ou com outras necessidades educacionais especiais. Assim, o conhecimento, que demonstraram possuir, advém de estudos individuais e de interesses particulares.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, A. M; et al. O papel do professor frente à inclusão de crianças com autismo. In: XI congresso nacional de educação – EDUCERE; II seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE; IV seminário internacional sobre profissionalização docente – SIPD UNESCO: formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat, 2013, p. 19776-19792. Disponível em:
BEREOHFF, A. M. Autismo: uma história de conquista. In: ALENCAR, E. M. L. S. (Org.). Tendências e Desafios da Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994.
BIASÃO, M. C. R. Transtorno do espectro autista (TEA). In: MORI, N. N. R.; CEREZUELA, C. (Orgs.). Transtornos globais do desenvolvimento e inclusão: aspectos históricos, clínicos e educacionais. Maringá: Eduem, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
________. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Portal da Legislação. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em:
________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica/Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em:
________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf >. Acesso em: 5 fev. 2020.
________. Ministério da Educação. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em:
________. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Portal da Legislação. Brasília, DF: Senado Federal, 2012. Disponível em
________. Ministério da Educação. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em:
________. Lei n. 13. 146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Portal da Legislação. Brasília, DF: Senado Federal, 2015. Disponível em:
BRUNI, A. R.; et al. Cartilha autismo e educação. São Paulo: Autismo & Realidade, 2013, 84 p. Disponível em:
CAMARGO, J. S.; PAES, D. F. O autismo infantil e a relação professor aluno. In: MORI, N. N. R.; CEREZUELA, C. (Orgs.). Transtornos globais do desenvolvimento e inclusão: aspectos históricos, clínicos e educacionais. Maringá: Eduem, 2014.
CAVALCANTI, A. E.; ROCHA, P. S. Algumas questões preliminares. In: ____. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo: Casa do psicólogo, 2001.
CEREZUELA, C.; SILVA, M. A. M.; MORI, N. N. R. Os atendimentos educacionais especializados para alunos com transtornos globais do desenvolvimento no Paraná. In: MORI, N. N. R.; CEREZUELA, C. (Orgs.). Transtornos globais do desenvolvimento e inclusão: aspectos históricos, clínicos e educacionais. Maringá: Eduem, 2014.
CRUZ, D. L. Autismo: uma experiência na área educacional. In: ALENCAR, E. M. L. S. (Org.). Tendências e Desafios da Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994.
FACION, J. R. Transtorno autista e psicose na criança. In: ____. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. 3ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
FONTANA, M. V. L. “ver vendo”: a formação de professores na perspectiva do reconhecimento. In: CELANI, M. A. A.; MEDRADO, B. P. (Orgs.). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editora, 2017.
RESUMO TÉCNICO DO CENSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Brasília: Inep, 2019. Disponível em:
KAJIHARA, O. T. 1943-2013: setenta anos de pesquisas sobre o autismo. In: MORI, N. N. R.; CEREZUELA, C. (Orgs.). Transtornos globais do desenvolvimento e inclusão: aspectos históricos, clínicos e educacionais. Maringá: Eduem, 2014.
KANNER, L. Austistic disturbances of affective contact. Nervous Child, 1943, p. 217-250.
KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria (Brazilian Journal of Psychiatry), v. 18, 2006, p. 3-11.
MAIA, A. A. M.; PAULINO, R. C. PIBID, formação inicial e o desenvolvimento de capacidade de linguagem docente para a inclusão de alunos com deficiência em aulas de língua inglesa. In: CELANI, M. A. A.; MEDRADO, B. P. (Orgs.). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editora, 2017.
MANUAL DIAGNOSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM-5. American Psychiatric Associaton; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento, [et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli [et al.]. 5ed, Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p.
MELO K. G. O processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular: das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio. 2014. 213f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2014.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
NUNES, L. R. O. P.; WALTER, C. C. F.; SCHIRMER, C. R. Comunicação alternativa e inclusão escolar. In: SHIMAZAKI, E. M.; PACHECO, E. R. (Orgs.). Deficiência e inclusão escolar. Maringá: Eduem, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e comportamentais da CID-10. São Paulo: Edusp, 2008.
¬¬¬¬ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICA DA SAÚDE/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE NO BRASIL. Folha informativa – Transtorno do Espectro Autista. Abr., 2017. Disponível em:
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E A CULTURA. Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais. 1994. Salamanca: UNESCO, 1994.
PARANÁ. Instrução n. 16, de 1 de setembro de 2008. Estabelece critérios para o funcionamento da sala de Recursos, na área de Altas Habilidades/Superdotação para a Educação Básica. Secretaria de Estado da educação. Superintendência de Estado da educação, 2008. Disponível em:
________. Instrução n. 004, de 07 de fevereiro de 2012. Critérios para solicitação de Professor de Apoio Educacional Especializado na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento na Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: SUED/SEED, 2012.
________. Instrução Normativa n. 001, de 15 de janeiro de 2016. Critérios para a solicitação de Professor de Apoio Educacional Especializado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Curitiba: SUED/SEED, 2016. Disponível em:
SCHWARTZMAN, J. S. Neurobiologia do autismo infantil. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ASSUMPÇÃO, F. B. J. (Orgs.). Autismo infantil. São Paulo: Memnon, 1995.
STREIECHEN, E. M. Um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições. 2018. 260f. Tese (Doutorado em Educação) – Área de concentração – Pesquisa, Ensino e Aprendizagem, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponto Grossa, 2018.
VITALIANO, C. R.; MANZINI, E. J. A formação inicial de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: VITALIANO, C. R. Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: EDUEL, 2010.
VITALIANO, C. R.; VALENTE, S. M. P. A formação de professores reflexivos como condição necessária para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: VITALIANO, C. R. Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: EDUEL, 2010.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.