IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA VIDA DAS FAMÍLIAS

Abstract

O objetivo deste artigo foi compreender os impactos da pandemia COVID-19 na educação, sob a perspectiva das famílias cujos filhos estão no Ensino Fundamental I da Rede de Ensino Privada de Belo Horizonte, a qual passou a ofertar suas aulas remotamente. A metodologia foi descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos meios de investigação, este estudo se caracteriza como Survey. Os resultados mostram que o isolamento social e o ensino remoto ofereceram  às famílias a oportunidade de resgatar seu papel educativo. Os pais estão se empenhado muito, a ponto de ficarem exaustos, para ajudar academicamente seus filhos e manter toda a rotina da casa, conciliando as tarefas domésticas com o trabalho formal ou home office. Também percebeu-se que, embora alguns alunos estejam bem com essa situação, a maioria está tendo dificuldade em estudar a distância, estão ansiosos, triste e desmotivados. Sentem a falta da escola, dos amigos e dos professores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Professora Titular do departamento de Educação e do Mestrado em Educação Tecnologica do CEFET-MG. Diretora da Fundação Cefetminas. Lider do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Dalva de Souza Minoda Minoda, CEFET-MG

Mestranda em educação tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Produção de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Newton Paiva. Graduada no  curso de Formação Pedagógica para Docentes pelo Utramig. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Renata Gadoni Porto FONSECA, CEFET-MG

Mestranda em educação tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Psicopedagoga Institucional pela UNOPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora no Colégio Santa Maria Minas na Educação Básica dos anos iniciais. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Riferimenti bibliografici

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil /2018. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2020.

ANED. Associação Nacional de Educação Domiciliar. Entenda sobre Educação Domiciliar. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2020.

BELO HORIZONTE. Gabinete do Prefeito. Decreto nº 17.328, de 08 de abril de 2020. Suspende por tempo indeterminado os Alvarás de Localização e Funcionamento e autorizações emitidos para todas as atividades comerciais e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Medida provisória no 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.
Disponível em: < http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 21 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus – COVID-19. 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2020.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática 1998.

COSTA, Renata. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. 2020. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.

FARMA, Ana Maria Carrillo. Pandemias do passado, velhas quarentenas e novos ensinamentos. 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONSEVA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, v.33, n. 102, p.365-384, 2016.

GROLNICK, W.S.; SLOWIACZEC, M.L. Parents involvement in children’s schooling: A multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, v.65, p.237-252, 1994.

GONZATTO, Marcleo. Mudanças de comportamento, na economia e no trabalho: como as epidemias transformam o mundo. 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2020.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. O ensino remoto é uma modalidade de educação? 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 mai. 2020.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro. O curso superior de tecnologia em gestão pública na modalidade semipresencial: a percepção dos alunos. Revista Paidéi@. Unimes Virtual, v.11, n.19, p.1-24, 2019.

GROSSI. Márcia Gorett Ribeiro; FERNANDES, Letícia Carvalho Belchior Emerick. Educação e tecnologia: o telefone celular como recurso de aprendizagem. EccoS Revista Científica, n.35, p. 47-64, set./dez. 2014.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; MORAES, Aline Lopes. Revisão das pesquisas nacionais sobre as redes digitais com fins educacionais. In: GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro (Org.). Tecnologias Digitais: Desafios, Possibilidades e Relatos de Experiências. 1 ed. Brasília: Ibict, Art. XI, p. 209 - 226, 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo escolar – sinopse 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Amostra – Famílias. 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hal1, 2011. 492 p.

MELO, Clayton. Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

MENDES, Fábio Ribeiro. Meu filho não quer estudar. Porto Alegre: Autonomia editora, 2013.

MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v.1, n.1, 2002.

MUNIZ, Érico Silva. Memórias da erradicação da varíola. Ciênc. saúde coletiva, v. 16, n.2, p.699-701, 2011.

NEVES, Diana Rebelo; NASCIMENTO, Rejane Prevot. A divisão entre trabalho, família e organizações para casais de dupla jornada (two-job couples):
Notas para um Debate sobre o Caso Brasileiro. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 17, n. 48, set./dez. 2017 157

OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciado. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 197-213, jul./set. 2011

PEREIRA, G. B. B. O estudante da EaD (educação a distância): um estudo de perfil e interação geracional. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

PIAGET, Jean. The origins of intelligence in children. New York: The Norton Library, 1962.

REIS, Risolene Pereira. Relação família e escola: uma parceria que dá certo. Mundo Jovem: um jornal de ideias, p. 06. Ano XLV, n.373, 2007.

SANTOS, F. M. T. As emoções nas interações e a aprendizagem significativa. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 151-161, 2007.

SENHORAS, Eloi Martins. Mudanças de comportamento, na economia e no trabalho: como as pandemias transformam o mundo. 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2020.

SZYMANZKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. 1º reimpressão. Brasília, Plano Editora: 2003.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2020.
Pubblicato
2020-12-16
Come citare
Grossi, M. G. R., Minoda, D. de S. M., & FONSECA, R. G. P. (2020). IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA VIDA DAS FAMÍLIAS. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 150-170. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53672
Sezione
Artigos