Das ciências da saúde para as ciências humanas e sociais: o uso da metanálise na pesquisa qualitativa em Educação

Resumen

As revisões de literatura constituem parte importante de qualquer projeto de pesquisa. Podendo ser realizado de diferentes maneiras, também possibilita a obtenção de diferentes resultados, de acordo com a metodologia empregada. Este ensaio discute a abordagem qualitativa da metanálise enquanto instrumento interessante de análise crítica da produção científica obtida através da revisão sistemática da literatura. Amplamente difundido nas ciências da saúde, onde fundamenta a medicina baseada em evidências, a metanálise é o objeto desta pesquisa que defende a sua aplicação no campo das ciências humanas e sociais, especialmente na Educação, onde é capaz de agregar as dimensões de intencionalidade e significação na construção dos dados. Partindo dos objetivos de pesquisa, a metanálise qualitativa pode atuar como eixo orientador da construção dos dados desde a seleção da amostra até a leitura, análise, categorização e interpretação dos dados.

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Publicado
2024-06-24
Cómo citar
de Sousa oliveira, P., Luiz-Ferreira, A., & Campos, V. T. B. (2024). Das ciências da saúde para as ciências humanas e sociais: o uso da metanálise na pesquisa qualitativa em Educação. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e71516. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.71516