Lutas na Educação Física escolar brasileira: características e possíveis tendências da produção científica
Resumen
RESUMO. O ensino de lutas na educação física escolar é imprescindível, mas enfrenta desafios devido à falta de formação acadêmica e à associação com a violência. Com isso, o objetivo desse estudo é refletir e analisar as práticas de lutas na escola no Brasil. Para tanto, selecionamos e analisamos 18 textos escritos sobre a prática pedagógica de lutas na escola, para um dossiê temático organizado por uma revista brasileira. Como resultados, encontramos a participação predominantemente masculina entre os autores, uma diversidade de elementos regionais dentro do trabalho docente e novas propostas metodológicas para o ensino das lutas. Nossas discussões apontam para novos caminhos, mais inclusivos e possíveis para o trabalho de lutas na escola, respeitando as idiossincrasias culturais. Conclui-se que os trabalhos de organização de dossiês temáticos são fundamentais como aprofundamento de questões específicas do campo e, no caso específico das lutas, suscitou reflexões importantes para o desenvolvimento profissional e acadêmico.
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