PRECONCEITO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: O QUE RESUMOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO REVELAM AOS PESQUISADORES?
Palavras-chave:
preconceito, teoria Histórico-Cultural, banco de teses, educação
Resumo
Neste artigo, apresenta-se o resultado de uma investigação realizada com resumos de pesquisas acadêmico-científicas em Educação, disponibilizados no Banco de Teses CAPES. Por meio de levantamento e análise de resumos de dissertações e teses, buscou-se identificar a presença ou não da abordagem Histórico-Cultural como subsidiária do referencial de análise em estudos que tratam do preconceito. Em termos de metodologia, a investigação contou com estudo documental e bibliográfico. No estudo documental, cuja fonte de informações foi o Banco de Teses CAPES, foram levantados e analisados resumos de dissertações e teses em Educação acerca do preconceito, produzidos no período de 1990 a 1999, década em que houve uma forte difusão da Teoria Histórico-Cultural no cenário educacional brasileiro. Já no estudo de bibliográfico foram contemplados escritos acerca do preconceito e da abordagem Histórico-Cultural. Constatou-se na investigação um único resumo que menciona a utilização de tal abordagem como subsidiária do referencial de análise sobre o preconceito. Diante da exigüidade constatada, destaca-se a necessidade de estudos que busquem nas formulações da abordagem Histórico-Cultural novas possibilidades de análise, já que ao postular que o psiquismo humano é derivado da atividade prática socialmente organizada, ela pode nos oferecer subsídios para a compreensão do que seja o preconceito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-08-24
Como Citar
Vieira, R. de A., & Maciel, L. S. B. (2011). PRECONCEITO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: O QUE RESUMOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO REVELAM AOS PESQUISADORES?. Teoria E Prática Da Educação, 12(2), 233-242. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i2.14290
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.