A CONSTRUÇÃO DA BOA PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
ensino superior, práticas avaliativas, formação de professores.
Resumo
O estudo é fruto de investigação referente à construção de práticas avaliativas consideradas por alunos como apropriadas, positivas, e/ou estimuladoras da aprendizagem. Os professores, realizadores de tais práticas, foram ouvidos em entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. O objetivo geral foi compreender as formas de construção das práticas avaliativas desses professores, para identificar elementos que concorreram para essa construção em sua história de vida e nos modelos teóricos e pessoais que os inspiram. Entre os resultados encontrados estão: a avaliação da aprendizagem é processo construído a partir da formação continuada que leva o docente a aprender mais sobre esse tema, como conseqüência do aprender mais sobre o ensinar com qualidade. Além disso, o aprendizado da prática avaliativa também ocorre pela própria vivência do processo da avaliação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Oliveira, C. C. de, Vasconcellos, M. M. M., & Berbel, N. A. N. (2018). A CONSTRUÇÃO DA BOA PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Teoria E Prática Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.4025/tpe.v13i1.14833
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.