DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA COM O USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologia da Problematização, Estágio, Pedagogia, Ensino Superior
Resumo
Este texto é resultado de pesquisa exploratório-descritiva, intitulada “A teoria e a prática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: um processo em construção”. Buscou-se analisar a aplicação dessa metodologia num estágio curricular do curso de Pedagogia, extrair lições dessa experiência e ampliar a construção teórico-prática em relação à Metodologia da Problematização. Seguiram-se as etapas do Arco de Maguerez – observação da realidade (problema), pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O processo foi acompanhado e avaliado pelas supervisoras/pesquisadoras, considerando-se os objetivos do estágio, as características da metodologia e o propósito de torná-lo uma espécie de iniciação científica. As observações do processo e os relatórios de estágio foram discutidos com base na literatura. As lições aprendidas relacionam-se com orientações claras; supervisão competente; acompanhamento como avaliação formativa e intencional e consideração da Metodologia da Problematização como alternativa de contribuição efetiva para um professor mais atento, analítico e crítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-12-18
Como Citar
Berbel, N. A. N., Oliveira, C. C. de, & Vasconcellos, M. M. M. (2011). DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA COM O USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 33-44. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.15557
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.







