A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: DO RECONHECIMENTO POLISSÊMICO À DEFESA DA PERSPECTIVA CRÍTICA
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Formação de professores, Levantamento bibliográfico, Polissemia
Resumo
Este texto procura discutir, por meio de um estudo bibliográfico, a forma pela qual o multiculturalismo tem sido focalizado na pesquisa sobre formação de professores. Partindo do reconhecimento do multiculturalismo como campo e um conceito polissêmico e que abriga, amiúde, acepções antagônicas, procurou-se investigar se esta polissemia também pode ser encontrada na pesquisa sobre a formação docente. Assim, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elegeu-se como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos que focalizassem a discussão do multiculturalismo. Como principais resultados, é possível apontar que tal polissemia pode ser encontrada, especialmente, entre os estudos que assumem, como base referencial para análise, as perspectivas multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora. Encerra-se o texto ressaltando a importância do multiculturalismo crítico, sobretudo, do conceito de identidade de fronteira, bem como o maior destaque que deve ser dado ao que se tem feito com as questões culturais na formação de professores/as, ao invés de restringir a preocupação às discussões alusivas às múltiplas acepções de multiculturalismo.Downloads
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Publicado
2011-12-18
Como Citar
Mariano, A. L. S. (2011). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: DO RECONHECIMENTO POLISSÊMICO À DEFESA DA PERSPECTIVA CRÍTICA. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 53-61. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.15558
Edição
Seção
Artigos
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