ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Aline Roberta Tacon Dambrós UEM
  • Dayane Buzzelli Sierra UEM
  • Dinéia Ghizzo Neto UEM
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori UEM

Résumé

Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o objetivo de analisar as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o Atendimento Educacional Especializado  - AEE à pessoa com deficiência intelectual, considerando a necessidade de uma teoria norteadora para uma prática efetivamente inclusiva. Entende-se que esta perspectiva teórica, fundamentada no método do materialismo histórico e dialético, possibilita o desenvolvimento do homem omnilateral, inclusive daquele que teve o seu desenvolvimento dificultado pela deficiência. O AEE deve acontecer nas salas de recursos multifuncionais, e tem comofunção complementar ou suplementar a formação do aluno por meio de serviços, recursos e estratégias que viabilizem a aprendizagem e a participação efetiva do sujeito na sociedade. O estudo sistematizado da teoria, em especial da obra  Defectologia  de L. S. Vigotski,  possibilitou pensar na organização  de um ensino especial que, além de promover aprendizagem, contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, com destaque ao pensamento, capaz de reorganizar o psiquismo da pessoa com deficiência intelectual e promover a tomada de consciência.  Conclui-se ressaltando a importância de a escola proporcionar um ensino que se adiante ao desenvolvimento, e possibilite a compensação da deficiência por meio da apropriação da cultura e de instrumentos, intelectuais e materiais, que visem a transposição da espécie biológica para a formação do gênero humano

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Aline Roberta Tacon Dambrós, UEM
Universidade Estadual de Maringá. Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação.
Dayane Buzzelli Sierra, UEM
Universidade Estadual de Maringá. Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dinéia Ghizzo Neto, UEM
Universidade Estadual de Maringá. Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Nerli Nonato Ribeiro Mori, UEM
Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá
Publiée
2012-02-21
Comment citer
Dambrós, A. R. T., Sierra, D. B., Ghizzo Neto, D., & Mori, N. N. R. (2012). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 131-141. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.16111
Rubrique
Artigos