HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumen
A inclusão da temática de história e cultura afrobrasileiras nos currículos escolares se dá no sentido de ampliar, de maneira ética, a discussão da diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira com vistas ao fim do preconceito. A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivoslegais tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileiras e africanas, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a história afrobrasileira no currículo de História do Estado de São Paulo (6º ao 9º anos), implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História. Após a leitura dos documentos (cadernos do professor e cadernos do aluno) foram elencadas categorias de análise, a saber: intencionalidade de trabalhar a história e cultura afrobrasileira; abordagem dos conteúdos; proposições metodológicas; avaliação e recuperação de aprendizagem; linguagem visual (fotos, gravuras, gráficos, ilustrações). As análises revelaram poucas contribuições no que diz respeito ao cumprimento da legislação vigente e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana com vistas a combater o preconceito racial, valorizando a diversidade cultural, o respeito e a contribuição da cultura afrobrasileira na história do Brasil.Descargas
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Publicado
2012-02-26
Cómo citar
Ponciano, D. D., Gebran, R. A., & Luvizotto, C. K. (2012). HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 103-112. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16156
Número
Sección
Artigos
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