HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Deize Denise Ponciano UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE
  • Caroline Kraus Luvizotto UNOESTE

Resumen

A inclusão da temática de história e cultura afrobrasileiras nos currículos escolares se dá no sentido de ampliar, de maneira ética, a discussão da diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira com vistas ao fim do preconceito. A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivoslegais tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileiras e africanas, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a história afrobrasileira no currículo de História do Estado de São Paulo (6º ao 9º anos), implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História. Após a leitura dos documentos (cadernos do professor e cadernos do aluno) foram elencadas categorias de análise, a saber: intencionalidade de trabalhar a história e cultura afrobrasileira; abordagem dos conteúdos; proposições metodológicas; avaliação e recuperação de aprendizagem; linguagem visual (fotos, gravuras, gráficos, ilustrações). As análises revelaram poucas contribuições no que diz respeito ao cumprimento da legislação vigente e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana com vistas a combater o preconceito racial, valorizando a diversidade cultural, o respeito  e a contribuição da cultura afrobrasileira na história do Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Deize Denise Ponciano, UNOESTE
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Professor da Universidade do Oeste Paulista
Raimunda Abou Gebran, UNOESTE
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular da Universidade do Oeste Paulista
Caroline Kraus Luvizotto, UNOESTE
Doutora em Ciências Sociais pela UNESP. Professor da Universidade do Oeste Paulista
Publicado
2012-02-26
Cómo citar
Ponciano, D. D., Gebran, R. A., & Luvizotto, C. K. (2012). HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 103-112. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16156
Sección
Artigos