A importância da história da educação para a formação dos profissionais da educação

  • Fátima Maria Neves UEM
  • Célio Juvenal Costa UEM, Maringá, Paraná
Palavras-chave: Campo teórico, História da Educação, Ofício do historiador, Pesquisa educacional

Resumo

Apresentar a construção do conhecimento da disciplina de História da Educação para os futuros e atuais professores é o objetivo deste artigo. Mais do que o ato de tomar contato com a educação em seu fazer histórico, fazemos aqui o convite para que o profissional da educação se torne em pesquisador em História da Educação. Para tanto, apresenta-se uma síntese das mudanças ocorridas no campo específico do ofício do historiador das questões educacionais, mostrando qual é o atual estado da arte no que diz respeito à forma mais específica do contato com o passado. Após um período inicial em que a História da Educação esteve subsumida à Filosofia da Educação, nos últimos anos do século XX e nestes primeiros da atual centúria há toda uma discussão teórica que quer legitimar este campo como específico e diferente dos outros relacionados à educação. Neste sentido, os usos e instrumentos que o historiador deve ter a seu dispor, como a definição da periodização a ser pesquisada, o tipo, a escolha e o trato das fontes (documentos históricos) que revelam a vida dos atores sociais que se quer pesquisar, e como se estabelece a relação entre o passado e o presente, são apresentados como requisitos teóricos e práticos para a constituição de uma autêntica História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Maria Neves, UEM
Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2012-09-10
Como Citar
Neves, F. M., & Costa, C. J. (2012). A importância da história da educação para a formação dos profissionais da educação. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 113-121. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18570
Seção
Artigos