Docência e tutoria: diálogos e tensões
Abstract
Este texto tem como objetivo investigar o papel do professor-tutor on-line no cenário da Educação a
Distância tendo em vista a expansão dessa modalidade no âmbito do Ensino Superior, e considerando as
constantes inovações das Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de um tema relevante ,
considerando o crescimento dessa modalidade nos últimos anos, tanto em percentuais de cursos como de
matrículas. Este texto é um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida em uma instituição privada do
Ensino Superior a Distância, tendo como sujeitos professores/tutores e alunos dos cursos de Pedagogia e
Administração. Estudos relativos à docência e/ou ao professor-tutor têm revelado características
fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem em Ambiente Virtual. Ao tratar da docência no
campo da educação a distância, algumas tensões se evidenciam, principalmente quanto ao papel de tutor online,
o que sugere a ampliação e a busca de novos significados para as funções do docente-tutor no
ciberespaço. Vale ressaltar, na atualidade, que a tutoria on-line tem conquistado novos espaços, mesclando
com o de professor e educador, e esse fato também impulsiona o debate e estudos sobre diferentes dimensões.
Nesse sentido, acreditamos que fica evidente a necessidade de atribuir ao tutor novas perspectivas da mediação pedagógica, ou seja, conferir ao tutor as mesmas atribuições da docência, do professor. As falas dos alunos e professores, sujeitos deste estudo, evidenciaram a necessidade de novos desafios e ressignificações sobre o tutor e a docência visando ao enfrentamento das demandas atuais da Educação a Distância.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.







