<b>“Tem a biodiversidade em todas as salas de aula”: discursos docentes sobre a diversidade sexual

  • Isaias Batista de Oliveira Junior Universidade Estadual Paulista
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual Paulista

Resumen

No âmbito escolar os sujeitos que agem em desatendimento as matrizes identitárias tidas como referência social sofrem as amarguras do processo de heteronormatização compulsória e neste sentido alunos/as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores/as, Intersexos, Indecisos/as, Assexuados/as e Aliados/as –LGBTQIA – não passam incólumes a essa colonização. Como recorte de uma pesquisa realizada para a obtenção do título de mestre em 13 municípios do Norte do Paraná, com 37 educadores/as incluindo diretores/as escolares, pedagogas e docentes de biologia temos como proposta evidenciar como a escola na voz desses agentes subjetiva questões relativas a diversidade sexual. Discussões acerca da diversidade sexual e os efeitos deletérios das violências contra alunos/as LGBTQIA devem ganhar espaço formal no processo de escolarização por meio do currículo escolar, dos livros, conteúdos didáticos, ritos escolares, na prática discursiva e principalmente na atuação pedagógica.

 

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Cómo citar
Oliveira Junior, I. B. de, & Maio, E. R. (1). <b&gt;“Tem a biodiversidade em todas as salas de aula”: discursos docentes sobre a diversidade sexual. Teoria E Prática Da Educação, 17(2), 51-65. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i2.27749
Sección
Artigos