<b>Antes de falar as crianças cantam! considerações sobre o ensino de música na educação infantil
Résumé
Este artigo aborda princípios da Educação Musical no contexto da Educação Infantil levando em conta sua obrigatoriedade recente na Educação Básica brasileira após a promulgação da Lei 11.769/2008. Para tanto são discutidos elementos como a cultura musical das crianças, a relação que professores de Educação Infantil têm com a música enquanto área de conhecimento, as funções da música na educação e sugestões de abordagem metodológica para o ensino de música na Educação Infantil. O principal objetivo deste texto é apresentar alguns fundamentos teóricos que coloquem a música enquanto área de conhecimento essencial na formação humana desde os primeiros meses de vida, momento em que muitas crianças começam a frequentar centros de educação infantil. A argumentação do texto permite afirmar que: a música é um elemento inseparável da cultura infantil; todo docente que atua na Educação Infantil é dotado de alguma musicalidade, mesmo que não tenha tido oportunidade de estudo formal de música; as funções da música nos espaços escolares infantis devem superar a visão utilitária. Finalmente, propõem-se três princípios fundamentais que devem fazer parte das práticas de Educação Musical na Educação Infantil: prática musical (com ênfase no canto), exploração dos objetos sonoros e audição musical. Para cada um desses princípios são apresentadas algumas orientações didáticas.
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