<b>Estratégias de resolução de problemas de divisão não rotineiros
Resumo
O presente texto traz análises de resoluções de dois problemas de divisão não rotineiros. A tarefa foi realizada em 2014 por um total de 51 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. O foco deste estudo exploratório está na compreensão que os estudantes tiveram dos questionamentos propostos na tarefa e na análise de acertos e erros cometidos pelos futuros professores dos anos iniciais. As resoluções escritas dos estudantes sobre esses problemas foram coletadas, interpretadas e analisadas a luz dos autores que orientaram o estudo a respeito de divisão, resolução de problemas e análise de erros. Conclui-se com este estudo que os estudantes ainda têm dificuldades de interpretar e compreender contextos diferentes de divisão e nem têm clareza do significado do resto em uma divisão. Os futuros professores usam diversas estratégias para procurar resolver os itens propostos nos problemas e nem sempre reconhecem que as tarefas envolvem diretamente as ideias de divisão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.