A ESCOLARIZAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO 'CHÃO DA ESCOLA': INDICATIVOS PARA O DEBATE
Resumen
Considerando a expressão 'chão da escola' como uma analogia as questões que envolvem o cotidiano escolar, o texto apresenta resultados de uma pesquisa de base bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incidiu sobre a problematização do modelo de escolarização em tempo integral como política educacional. Explorando um conjunto limitado de artigos científicos publicados em periódicos nacionais nos últimos cinco anos (2011-2015), buscou-se responder a seguinte demanda: quais as principais questões apresentadas hoje pelo modelo de organização escolar pública em tempo integral, quando concretamente desenvolvido em sistemas, redes e escolas públicas? Situando minimamente o atual contexto de crise na/da escola, bem como as prescrições legais para que o modelo de escolarização em tempo integral persevere, o texto indica questões expressas no corpus examinado, que perpassam (ou deveriam perpassar) o debate sobre a escola em tempo integral, localizadas como questões de ordem pedagógica, administrativa e conceitual. Como conclusão, o texto localiza o assunto na pauta do debate social, acadêmico e político, defendendo a manutenção, qualificação e aprofundamento da agenda de discussões sobre o assunto, como estratégia para inventariar modelos de organização escolar em tempo integral que correspondam às reais dinâmicas e necessidades cotidianas expressas no 'chão da escola'.
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