A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a percepção de professoras do ensino fundamental acerca da implantação do ensino em tempo integral em 2001 na cidade de Apucarana, interior do Paraná. Apresenta um histórico dos eventos políticos que levaram a determinação da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e sua correlação com a proposta de escola progressista para o desenvolvimento social. Fez-se a coleta de dados em visitas às escolas de tempo integral de Apucarana e com realização de entrevistas com as professoras que atuam no ensino fundamental. A análise dos dados mostrou que o grupo de professoras entrevistadas questiona a forma de implantação do ensino em tempo integral, bem como solicitam melhorias nas estruturas físicas das escolas. Os resultados apontam que um projeto de escola de tempo integral pode manter a mesma função das escolas de meio período, funcionamento apenas em horário ampliado. Para uma efetivação de um projeto de escola de tempo integral que pudesse alcançar a transformação social seria necessário um projeto pedagógico produzido com a participação da comunidade, da formação de educadores voltados a novas práticas educativas e o investimento em estruturas físicas adequadas à diversificação das atividades.
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