AS NOÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Resumo
Fundamentado na teoria piagetiana e nos estudos sobre a construção do conhecimento social, este estudo visou identificar as concepções que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, possuem sobre as questões étnico-raciais e aspectos culturais e históricos da África. Objetivou, também, criar e desenvolver estratégias pedagógicas a serem utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, acerca da temática em questão. A coleta dos dados foi desenvolvida nos moldes da pesquisa-ação e em três fases, a saber: 1) fase exploratória - composta por uma entrevista inicial; 2) ações-reflexões - que constituíram o momento interventivo, contemplando a multiplicidade de gêneros textuais e 3) avaliação. Os resultados indicaram um avanço gradual nas interpretações que os participantes possuem sobre os assuntos abordados durante a intervenção, tais como características culturais e sociais do continente africano, bem como conceitos como etnia, raça e cor.
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