PODER-SABER SOBRE O CORPO EM JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA: ENTRE A SUJEIÇÃO E A RESISTÊNCIA

Palavras-chave: Corpo, Educação Física, João Paulo Medina, Michel Foucault.

Resumo

Este artigo empreende uma revisão da obra de João Paulo Medina embasando-se em conceitos e autores foucaultianos para problematizar os efeitos da obra deste autor no campo da Educação Física. Entende-se, juntamente com Michel Foucault, a produção de conhecimento sobre o corpo como sendo um exercício de poder sobre ele, estando poder e saber relacionados. No campo da Educação Física, durante muito tempo, o conhecimento sobre o corpo pautou-se em um discurso de autoridade que vislumbrava o corpo apenas em termos anatômicos e fisiológicos, quadro que começa se transformar a partir de 1980, possuindo como grande figura representativa desta mudança o autor aqui analisado. Entende-se a obra de Medina, ao mesmo tempo, como resistência ao saber normalizador sobre o corpo e sujeição ao discurso humanista em Educação, no qual responde à urgências democráticas de construir um professor que entenda a dinâmica social e participe da escola como agente de transformação.

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Biografia do Autor

Pietrine Paiva Barbosa, UFMG
Graduado em Educação Física e Pedagogia, com mestrado em Educação. Defendeu sua
dissertação de mestrado na UFMG (FAE) intitulada: Professores de Educação Física Formados em Instituições Privadas e a
Problematização do Corpo. A dissertação foi avaliada por Pós. Dr(a). Carmen Lúcia Soares e Dr(a) Andrea Moreno, sendo
aprovada com destaque a qualidade da pesquisa, a originalidade da metodologia e a elegância da escrita. Atualmente
desenvolve pesquisas vinculadas à práticas corporais no âmbito da saúde, utilizando como ferramenta o registro da ética
foucaultiana, nos termos da subjetivação (a forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo), buscando compreender
como se dá a subjetivação dos indivíduos em praticas corporais destinadas a saúde. Participa do grupo PANÓPTICO (desde
2012) - Grupo de Estudos sobre Nietzsche, Freud e Foucault. FAE/UFMG. Coordenação Dr. André Favacho. Coordena o grupo
de estudos Michel Foucault, Educação Física e a Educação (desde 2016), dedicado ao estudo de temas relacionados ao
discurso pedagógico da Educação/Educação Física, a partir da referência em análise do discurso foucaultiana e seus domínios
arqueológico, genealógico e ético.
Publicado
2018-11-07
Como Citar
Barbosa, P. P. (2018). PODER-SABER SOBRE O CORPO EM JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA: ENTRE A SUJEIÇÃO E A RESISTÊNCIA. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 71-84. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37873
Seção
Artigos