ELEMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DA DIDÁTICA: DO RATIO STUDIORUM À DIDÁTICA PÓS-MODERNA

Resumen

Ao assumir uma posição, um método, uma teoria, delineia-se uma postura em relação à prática social que contém, entre outras, a prática educativa, que por sua vez encerra uma determinada prática pedagógica da qual se extrai uma didática. É nesse sentido que procuramos acompanhar o percurso da história da didática de modo a observar suas origens, formas de desenvolvimento e atuais expressões, de modo a contribuir com a reflexão sobre a superação de seus limites. Para tanto, buscamos realizar um breve panorama sobre as teorias pedagógicas dominantes ao longo da história da educação brasileira, visando compreender o papel da educação no processo de desenvolvimento social, para o qual é fundamental decifrar as relações e vinculações encobertas dos interesses do capital por uma educação empobrecida, o que por sua vez exige o exercício de análise da história da educação e suas contradições.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo
Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e líder do grupo de pesquisa "Pedagogia histórico-crítica e educação escolar".
Publicado
2018-11-07
Cómo citar
Marsiglia, A. C. G. (2018). ELEMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DA DIDÁTICA: DO RATIO STUDIORUM À DIDÁTICA PÓS-MODERNA. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 03-18. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.45072
Sección
Artigos