ELEMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DA DIDÁTICA: DO RATIO STUDIORUM À DIDÁTICA PÓS-MODERNA
Resumen
Ao assumir uma posição, um método, uma teoria, delineia-se uma postura em relação à prática social que contém, entre outras, a prática educativa, que por sua vez encerra uma determinada prática pedagógica da qual se extrai uma didática. É nesse sentido que procuramos acompanhar o percurso da história da didática de modo a observar suas origens, formas de desenvolvimento e atuais expressões, de modo a contribuir com a reflexão sobre a superação de seus limites. Para tanto, buscamos realizar um breve panorama sobre as teorias pedagógicas dominantes ao longo da história da educação brasileira, visando compreender o papel da educação no processo de desenvolvimento social, para o qual é fundamental decifrar as relações e vinculações encobertas dos interesses do capital por uma educação empobrecida, o que por sua vez exige o exercício de análise da história da educação e suas contradições.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.