Parceria público-privada no município de Campo Grande: o caso da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP)

Palavras-chave: Política Educacional, Parceria Público-Privada no município de Campo Grande, OMEP.

Resumo

O trabalho objetiva desvelar a parceria público-privada realizada entre o município de Campo Grande e a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) que se efetivou ao longo de 41 anos. Trabalhou-se com a legislação, documentos oriundos do Ministério Público do estado de Mato Grosso do Sul e com a imprensa local. A parceria se encerrou em 2017, por determinação judicial, e ex-prefeitos foram penalizados. As implicações para a política de educação infantil no município que resultaram da parceria remetem à reprodução da desigualdade social e à manutenção do status quo das elites políticas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Secretária de Educação do Município de Dourados/MS de 2001 a 2003. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS de 2008 a 2010. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação. Foi vice-coordenadora (2010-2012) e coordenadora (2012-2015) do Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional (GT 05) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente é Diretora de Publicações da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Vice-Presidente Região Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: gestão educacional, formação de professores e financiamento da educação.

Solange Jarcem Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Andressa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Solange Jarcem Fernandes, & Andressa Gomes de Rezende Alves. (2019). Parceria público-privada no município de Campo Grande: o caso da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP). Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 176-194. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.46993