Parcerias público-privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que SOME na interatividade proposta pelo SEI

Palavras-chave: Parcerias público-privadas, Ensino Médio do Campo, Gestão Gerencial.

Resumo

O artigo analisa a proposta de substituição do atendimento presencial ao Ensino Médio do campo realizado por meio do Sistema Modular de Ensino Médio (SOME), pelo Sistema de Ensino Interativo (SEI), predominantemente a distancia, no contexto da política de parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”. Por meio de pesquisa documental conclui-se que o SEI é parte da política de gestão gerencial adotada na rede estadual de ensino que introduz a lógica mercantil na gestão por meio das parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A perspectiva de substituição do ensino médio presencial ofertado pelo SOME por ensino a distancia a ser ofertado pelo SEI tem encontrado resistência de parte da sociedade pela supressão de direitos básicos de indígenas, assentados, quilombolas e ribeirinhos.

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Biografia do Autor

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará

Possui Doutorado em Educação pela UFRGS (2010). Professora Permanente da Graduação e do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPA, linha de Políticas Públicas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino e na Pesquisa com ênfase nos temas sobre Gestão de Sistemas e unidades Educacionais, Financiamento da Educação, Carreira e remuneração do magistério da Educação básica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação – GEPPOGE e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação – GEFIN. É associada à FINEDUCA, à ANPED e à ANPAE. 

José Mateus Rocha da Costa Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Belém

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará/UEPA (1999). Especialista em Pedagogia do Movimento: Educação de Corpo Inteiro pelo Centro de Ciência Biológicas e da Saúde/UEPA (2000). Mestre em Educação pelo PPGED/ICED da UFPA (2018). Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Belém e da Rede Estadual de Ensino do Pará Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação (GEFIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPOGE) do PPGED/ICED da UFPA.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
Gutierres, D. V. G., & Ferreira, J. M. R. da C. (2019). Parcerias público-privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que SOME na interatividade proposta pelo SEI. Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 97-117. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.47785