REPRESENTATIVIDADE, SUBJETIVIDADE, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DE MENINAS NEGRAS

Palavras-chave: Corpos negros femininos, Subjetividade, Educação

Resumo

Este texto comunica o resultado de um estudo que produziu reflexões e análises sobre mulheres negras na contemporaneidade. Seu objetivo é analisar a relação existente entre os conceitos de representatividade, subjetividade e resistência a partir das narrativas de jovens mulheres negras. A investigação fez uso de um procedimento metodológico que priorizou acompanhar cinco jovens em uma organização de proteção social. As atividades incluíram observação participante e intervenções na forma de oficinas. Como referencial teórico, a pesquisa esteve vinculada ao campo da sociologia da educação, com destaque para os estudos étnico-raciais. O argumento central do trabalho é o de que corpos negros femininos são um pressuposto político de resistência social ao machismo e ao racismo na sociedade. 

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Biografia do Autor

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Formação inicial em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas, 2000, Bacharel licenciado) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG, 2001. Licenciado). Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG (2004; 2013, respectivamente). Ex-professor efetivo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor adjunto na FaE/UFMG e ex-coordenador do Setor de Sociologia da Educação (entre março/2018 e julho/2019), membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG), professor efetivo do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG) e membro do Instituto de Pesquisas e Estudos Feministas (IREF - Institut de Recherches et d'Études Féministes) da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM - Université du Québec à Montréal). INTERESSES PROFISSIONAIS no Campo da Educação: Formação de Professores/as (Sociologia da Formação e da Profissão Docente), Sociologia da Educação (Trajetórias Escolares) e Estudos de Gênero, Corpo e Sexualidade (Políticas de Masculinidades; Professores Homens; Homens e Educação)

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Publicado
2022-05-24
Como Citar
da Silva Vieira, L., & Assis Cardoso, F. (2022). REPRESENTATIVIDADE, SUBJETIVIDADE, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DE MENINAS NEGRAS. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 04-23. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.62213
Seção
Artigos