ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavras-chave: Ensino remoto, Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Formação do pedagogo

Resumo

O ensino remoto foi a forma encontrada para a continuidade das aulas no período de isolamento social, por conta do agravamento da pandemia por covid-19. Dessa forma, os professores tiveram que se reinventar e recriar práticas pedagógicas de ensino, adaptando, para aulas síncronas, metodologias que, antes, eram utilizadas presencialmente. Este artigo investiga a utilização de metodologias ativas no ensino remoto emergencial, no curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare. O estudo caracteriza-se como pesquisa quantitativa e qualitativa, valendo-se da aplicação de questionário eletrônico com os discentes do curso de Pedagogia da referida instituição. Como resultados, destacamos que a utilização de metodologias ativas no ensino síncrono interfere positivamente no processo de aprendizagem, visto que a amplificação do uso de diferentes metodologias de ensino pode proporcionar aos pedagogos em formação o aproveitamento e o desenvolvimento de novas habilidades e competências, tendo a diversidade de recursos didáticos como fundamental para sua prática docente. Porém, a ausência das adequações necessárias dos usos dessas metodologias no ensino remoto, em alguns relatos, afetou negativamente o processo de aprendizagem dos discentes.

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Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Faculdade Ieducare

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará; Professor da Faculdade Ieducare - Fied/Uninta. 

Benedita Keli Sales dos Santos, Faculdade Ieducare

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Ieducare - Fied/Uninta.

Tiago de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara. Jornalista e servidor técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Edna Gomes dos Santos, Faculdade Ieducare

Graduanda em Psicologia na Faculdade Ieducare - Fied/ Uninta. 

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Publicado
2022-08-02
Como Citar
Nascimento , F. E. de M., Santos, B. K. S. dos, Braga, T. de O., & Santos, E. G. dos. (2022). ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 141-163. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.63657
Seção
Artigos