Depois de Lúcia: Bullying sexual, silenciamento e a vigilância sobre os corpos femininos na escola

Resumen

Este artigo analisa o assédio sexual e a vigilância dos corpos femininos em contextos escolares, a partir do filme Después de Lucía (México, 2012). Sua narrativa revela como práticas de violência simbólica e moral afetam meninas, destacando o silenciamento, o isolamento social e a falta de apoio institucional. A análise articula perspectivas históricas, mostrando que o controle sobre os corpos femininos remonta ao patriarcado colonial e às normas morais e religiosas que moldaram a submissão feminina. No ambiente escolar, essas práticas se atualizam como assédio relacional e violência simbólica, reforçando hierarquias de gênero e culpabilizando a vítima. O estudo mostra que o cinema, entendido como experiência estética crítica, pode estimular a empatia, questionar relações de poder e promover debates sobre gênero e direitos humanos, reforçando a necessidade de uma educação que transforme a escola em um espaço acolhedor e digno para meninas e mulheres.

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Biografía del autor/a

Ândria Vitória Nóbrega Cavalcante, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Professor Adjunto na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2025-10-14
Cómo citar
Nóbrega Cavalcante, Ândria V., & Batista de Oliveira Júnior, I. (2025). Depois de Lúcia: Bullying sexual, silenciamento e a vigilância sobre os corpos femininos na escola . Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e78954. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.78954