A UTILIZAÇÃO DO RECONHECIMENTO FACIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA
Resumo
As tecnologias de reconhecimento facial e de vigilância estão cada vez mais sendo implementadas hodiernamente, principalmente, nos âmbitos da segurança pública. Apesar da sua crescente utilização, não há no Brasil uma regulamentação específica que possa ser aplicada, e, considerando as taxas de erro e de discriminação, a problemática da violação de garantias fundamentais se mostra presente, ainda mais no que tange ao desrespeito dos princípios constitucionais, necessitando de uma normativa que atenda as demandas e as especificidades de tal tecnologia. O presente trabalho buscou, ao tratar da problemática, a revisão bibliográfica, utilizando-se de artigos e reportagens sobre o tema.
Downloads
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.
Os(as) Autores(as) declaram que artigo é uma obra original e inédita, e sendo aprovado autorizo sua veiculação na Revista O Direito Pensa, reconhecendo que sua publicação implica automaticamente na cessão dos direitos autorais, para encaminhamentos pertinentes juntos a bases de dados de indexação de periódicos científicos.