Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985)

  • Helenice Ciampi Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil
  • Alexandre Pianelli Godoy UNIFESP
Palavras-chave: história oral temática, profissão e intelectualidade docente, história do ensino de primeiro grau, ensino municipal paulistano, ditadura civil-militar

Resumo

Com base na metodologia da história oral temática,analisa-se no artigo uma entrevista simultânea, na qual três docentes relatam suas trajetórias familiares, escolares e acadêmicas. Analisa-se o processo de sua formação como professoras, a partir do final dos anos 1960, e as posições políticasque assumiram no presente,2012, em relação à educação e à escola municipal paulistana no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). O principal objetivo é mostrar que suas memórias expressam divergências individuais e coletivas e que existem outras formas de expressão da intelectualidade docente, as quais emergem das tensões econtradiçõesvivenciadas em suas trajetórias formativas e não das prescriçõespolíticas e acadêmicas educacionaisque silenciamoutras vozes, memórias e saberes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pianelli Godoy, UNIFESP
Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo na área de ensino de história, história da educação e educação patrimonial.
Publicado
2017-07-24
Como Citar
Ciampi, H., & Godoy, A. P. (2017). Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 244 - 272. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38440