Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985)

  • Helenice Ciampi Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil
  • Alexandre Pianelli Godoy UNIFESP

Resumen

Com base na metodologia da história oral temática,analisa-se no artigo uma entrevista simultânea, na qual três docentes relatam suas trajetórias familiares, escolares e acadêmicas. Analisa-se o processo de sua formação como professoras, a partir do final dos anos 1960, e as posições políticasque assumiram no presente,2012, em relação à educação e à escola municipal paulistana no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). O principal objetivo é mostrar que suas memórias expressam divergências individuais e coletivas e que existem outras formas de expressão da intelectualidade docente, as quais emergem das tensões econtradiçõesvivenciadas em suas trajetórias formativas e não das prescriçõespolíticas e acadêmicas educacionaisque silenciamoutras vozes, memórias e saberes.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alexandre Pianelli Godoy, UNIFESP
Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo na área de ensino de história, história da educação e educação patrimonial.
Publicado
2017-07-24
Cómo citar
Ciampi, H., & Godoy, A. P. (2017). Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 244 - 272. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38440
Sección
Artículo original