<b>Pedagogia Missionária e construção da ideia de infância sagrada: a <i>Crônica do Jardim de Infância Cristo-Rei</i> (Santa Catarina - 1960 a 1970)

  • Giani Rabelo Universi­dade do Extremo Sul Catarinense
  • Maria Stephanou Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: História da Educação, Jardim de Infância, Congregações Religiosas Femininas

Resumo

No intuito de promover uma maior aproximação às práticas assistenciais e educativas, protagonizadas por religiosas do Instituto Coração de Jesus junto às crianças, filhas de operários de uma empresa do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina (Tubarão – Brasil) entre os anos de 1960 a 1970, o estudo analisa a pedagogia missionária e a produção da ideia de infância sagrada nos registros da Crônica do Jardim de Infância Cristo-Rei. O documento contém informações detalhadas e minuciosas sobre o cotidiano da instituição infantil e a ação das religiosas. O jardim de infância configurou-se como espaço privilegiado para o cumprimento do propósito de prestar assistência religiosa às famílias dos operários, uma vez que várias atividades foram organizadas, buscando despertar o “sentimento religioso”, o “sentido de Deus” nas crianças. Além de aproximar a infância à ideia de pureza, alegria e inocência, tendo como referência o modelo construído pela Igreja católica, simbolizado pelo Menino Jesus, esta é afirmada como protagonista do futuro do Brasil.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giani Rabelo, Universi­dade do Extremo Sul Catarinense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) na Universi­dade do Extremo Sul Catarinense/Unesc.

Maria Stephanou, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Publicado
2012-01-08
Como Citar
Rabelo, G., & Stephanou, M. (2012). <b>Pedagogia Missionária e construção da ideia de infância sagrada: a <i>Crônica do Jardim de Infância Cristo-Rei</i&gt; (Santa Catarina - 1960 a 1970). Revista Brasileira De História Da Educação, 10(3 [24]), 35-54. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38516