<b>A "vulgata histórica" ou o que todo "indivíduo de certa cultura" deveria conhecer sobre o mundo no início do século XX</b>

  • Itamar Freitas Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: História Universal, História da Civilização, Jonathas Serrano e Ensino de História, Disciplina Escolar

Resumo

Este artigo trata dos conteúdos de história universal que aos futuros engenheiros, médicos e advogados deveria interessar em sua passagem pelo ensino secundário no Rio de Janeiro, segundo o professor e historiador Jonathas Serrano (1855-1944). Aqui, discute-se também a autoria, concepções pedagógicas e historiográficas dos programas produzidos para o referido componente curricular na Primeira República, com destaque para as disputas entre os adeptos do “socialismo cristão” e os militantes do “socialismo materialista” no Brasil.


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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em história da educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC -SP), mestre em história social (Unversidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), especialista em organização de arquivos (Universidade de São Paulo – USP) e licenciado em história (Universidade Federal de Sergipe – UFS). Professor no Departamento de Educação da UFS e coordenador do projeto “História regional para as séries iniciais da escolarização básica no Brasil: o texto didático em questão”.

Publicado
2012-02-05
Como Citar
Freitas, I. (2012). <b>A "vulgata histórica" ou o que todo "indivíduo de certa cultura" deveria conhecer sobre o mundo no início do século XX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(2 [20]), 41-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38549
Seção
Artigos