Usos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804)

  • Itamar Freitas Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Usos da história, Ensino de história, Condorcet, Kant, Século XVIII

Resumo

Este artigo examina a posição de dois pensadores da ilustração – Immnuel Kant (1724/1804) e Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat (1743/1794) – e se propõe a responder à seguinte questão: se não se nasce pessoa, torna-se pessoa, qual o lugar da história na formação dos humanos no período anterior à referida autonomização da disciplina escolar? Aqui, são examinados os textos, produzidos entre 1791 e 1803, que anunciam as visões de homem, vida, filosofia da história, história empírica e educação humana com o objetivo de discutir a presença da história como saber ensinável no século XVIII, contribuindo, assim, para o conhecimento dos usos da história na formação de pessoas numa perspectiva de longa duração.

 

Palavras-chave: , ensino de história, Condorcet, Kant, século XVIII.

 

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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em história da educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC -SP), mestre em história social (Unversidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), especialista em organização de arquivos (Universidade de São Paulo – USP) e licenciado em história (Universidade Federal de Sergipe – UFS). Professor no Departamento de Educação da UFS e coordenador do projeto “História regional para as séries iniciais da escolarização básica no Brasil: o texto didático em questão”.

Publicado
2017-12-03
Como Citar
Freitas, I. (2017). Usos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 117-146. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40809