<b>Nem “programa de índio”, nem “presente de grego”: uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001)</b>

  • Léia Teixeira Lacerda Maciel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Giovani José da Silva Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: História, Educação Escolar Indígena, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

Resumo

A escolarização formal de indígenas ocorre no Brasil há quase um século, mas grande parte da história da educação escolar nas aldeias ainda está por ser escrita. Ainda são poucos os estudiosos que se debruçam sobre os processos de educação formal realizados junto aos índios pelo órgão indigenista ofi cial, missões religiosas e outras instituições ao longo do século XX. O objetivo do artigo é apresentar, sinteticamente, os primeiros resultados de um amplo estudo empreendido pelos autores sobre a história da educação escolar indígena no Brasil, com ênfase na Região Centro-Oeste, particularmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léia Teixeira Lacerda Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Mestre em psicologia e em história pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), respectivamente. Doutoranda em educação na Universidade de São Paulo (USP) e docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande.

Giovani José da Silva, Universidade Federal de Goiás
Especialista em antropologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em história pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e
doutorando em história pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Publicado
2012-02-06
Como Citar
Maciel, L. T. L., & Silva, G. J. da. (2012). <b>Nem “programa de índio”, nem “presente de grego”: uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(1 [19]). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38563