<b>Memória e apropriações da memória: perfis do educador Thales Castanho de Andrade</b>

  • Fernando Luiz Alexandre
Palavras-chave: Memória, Literatura Infanto-Juvenil, Imprensa, Educação

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar o processo de construção dos diferentes perfis do educador e escritor de literatura infantojuvenil Thales Castanho de Andrade. O ponto de partida desta pesquisa foi o exame de três volumes encadernados de recortes de jornais da Biblioteca Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, eferidos como pastas – denominação conferida pela biblioteca pública – e relativos à memória do autor. Para verificar os perfis de Thales Castanho de Andrade e de outras personalidades piracicabanas, foram analisados os discursos da imprensa local, recortados na seleção elaborada para a hemeroteca, que continham temas eleitos pelos articulistas como relevantesna formação das facetas que contribuíram para tornar o autor uma referência para a cidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Alexandre
Pedagogo, formado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), e mestrando do Programa de Pós-Graduação da FEUSP na linha de pesquisa “História da Educação e Historiografia”.
Publicado
2012-02-09
Como Citar
Alexandre, F. L. (2012). <b>Memória e apropriações da memória: perfis do educador Thales Castanho de Andrade</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 153-191. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38621