<b>Um estudo sobre a cultura escolar no Rio de Janeiro dos anos de 1930 pelas lições de história</b>

  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Anos de 1930, Escola Argentina, Cultura Escolar, Inovações Metodológicas, Ensino de História

Resumo

Este texto tem como objetivo ressaltar de que maneira as lições de história em uma escola experimental do antigo Distrito Federal nos anos de 1930 contribuem para a fermentação de certos saberes e práticas culturais que procuram modelar um tipo de cidadão idealizado não apenas pela escola, mas pela nação que, naquele momento histórico, ansiava por modernizar-se. Em primeiro lugar salienta a importância dos estudos culturais para as pesquisas em história da educação para, em seguida, mostrar como a história surge enquanto matéria escolar no Brasil. Por último, é explicitado o modo pelo qual o ensino de história se desenvolve na Escola Argentina, tendo como objetivo disseminar certos conhecimentos, comportamentos e qualidades que transformaram o próprio cotidiano da escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Waidenfeld Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve, junto ao Programa de Estudos e Documentação em Educação e Sociedade (Proedes), a pesquisa “Cultura escolar dos colégios católicos do Rio de Janeiro nos anos de 1920/1950”.

Publicado
2012-02-10
Como Citar
Chaves, M. W. (2012). <b>Um estudo sobre a cultura escolar no Rio de Janeiro dos anos de 1930 pelas lições de história</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 71-100. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38636