<b>Um estudo sobre a cultura escolar no Rio de Janeiro dos anos de 1930 pelas lições de história</b>
Resumo
Este texto tem como objetivo ressaltar de que maneira as lições de história em uma escola experimental do antigo Distrito Federal nos anos de 1930 contribuem para a fermentação de certos saberes e práticas culturais que procuram modelar um tipo de cidadão idealizado não apenas pela escola, mas pela nação que, naquele momento histórico, ansiava por modernizar-se. Em primeiro lugar salienta a importância dos estudos culturais para as pesquisas em história da educação para, em seguida, mostrar como a história surge enquanto matéria escolar no Brasil. Por último, é explicitado o modo pelo qual o ensino de história se desenvolve na Escola Argentina, tendo como objetivo disseminar certos conhecimentos, comportamentos e qualidades que transformaram o próprio cotidiano da escola.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.