<b>Tecnologias de ordenação escolar no século XIX: currículo e método intuitivo nas escolas primárias norte-americanas (1860-1880)</b>

  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Palavras-chave: História da Escola Primária, História do Currículo, Método Intuitivo, Cultura Escolar, Educação Norte-americana

Resumo

Este artigo consiste em um estudo sobre a construção do currículo da escola primária nos Estados Unidos e sobre a adoção do método intuitivo nesse país, no período de 1860 a 1880. Tomando como fontes de pesquisa os primeiros programas de ensino e os principais manuais de lições de coisas em circulação na época, o texto examina a renovação pedagógica norte-americana que serviu de referência para outros países. A configuração curricular e o método intuitivo são analisados considerando suas implicações para a institucionalização da escola primária, particularmente o modelo de escola graduada; eles também são analisados como tecnologias de governo – práticas racionais de controle de professores e alunos e de controle do ensino e da aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de
Araraquara/Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Publicado
2012-02-13
Como Citar
Souza, R. F. de. (2012). <b>Tecnologias de ordenação escolar no século XIX: currículo e método intuitivo nas escolas primárias norte-americanas (1860-1880)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(1 [9]), 9-42. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38655
Seção
Artigos