<b>A constituição dos saberes escolares e as representações de infância na Reforma Fernando de Azevedo de 1927 a 1930</b>

  • Sônia Camara Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Saberes Escolares, Reforma de Ensino, Infância, Educação Higiênica

Resumo

Neste artigo, pretendo promover uma análise do Programa para as Escolas Primárias do Distrito Federal, elaborado durante a Reforma Fernando de Azevedo de 1927 a 1930, procurando, a partir da constituição dos saberes escolares selecionados, particularmente no que concerne à disciplina de Educação Higiênica, identificar as diferentes representações de infância que configuraram como modelo para formação de um “novo cidadão” a ser forjado na capital do país.

Abstract

In this article I intend to promote the analysis of Program to Primary Schools of Federal District, elaborated during Fernando de Azevedo’s Reform from 1927 to 1930, searching, from the constitution of selected school knowledges, in particular, concerning, discipline of Hygienic Education, to identify the different representations of childhood that showed up as a model to development of the “new citizen” to be forged in the capital country.

Keywords

School Knowledges; Reform of Education; Childhood; Hygienic Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Camara, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ).

Publicado
2012-02-14
Como Citar
Camara, S. (2012). <b>A constituição dos saberes escolares e as representações de infância na Reforma Fernando de Azevedo de 1927 a 1930</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(2 [8]), 159-180. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38684