<b>Tempos de aprender: a produção histórica da idade escolar</b>

  • Maria Cristina Soares de Gouveia
Palavras-chave: Escola, Criança, Tempos, Espaços

Resumo

A emergência de um tempo escolar, nas sociedades ocidentais, com o advento da Modernidade, relaciona-se com a definição de um marco cronológico no decorrer da vida do indivíduo, ao longo do qual este deveria inserir-se na escola, a chamada idade escolar. Esse marco constitui não um recorte absoluto, mas é fruto de uma construção histórica, ao longo da qual se modificaram os parâmetros de sua definição. Para analisar essa relação, cabe compreender a produção da representação da infância como período de formação para a vida adulta, no interior da instituição escolar, de acordo com princípios pedagógicos característicos de tal instituição. Princípios esses centrados no pressuposto da educabilidade desse período de vida. Tal pressusposto tornou possível a emergência, no decorrer do século XIX, em diferentes países, das leis de obrigatoriedade escolar, que conferiram visibilidade social à idade da meninice (por volta dos 7 aos 14 anos) entendida como idade escolar. Tendo como fontes primárias a legislação educacional e a documentação referente à instrução pública, busca-se analisar, no contexto da província mineira, o significado da noção de idade escolar ao longo do período e suas características, de modo que se apreendam suas permanências e deslocamentos.

Abstract

The emergence of a “scholar time” in occidental societies in modernity is related with the historical conformation process of an “scholar age”. In this sense, its necessary to understand the construction of childhood as the period of life when the individuate must be prepared to adult society, according to pedagogical principles in a school institution.Those principles are centred on the idea of childhood specificity, there educability. That notion turned possible the school, and the emergence of the “obligation scholar laws”, in differents nations, during the nineteen century, that institucionalized a scollar time into social time. Using as primary sources the scholar legislation and public instruction documents from this period, the paper analyses the meaning of scholar age in Minas’s province and its characteristics.

Keywords

School; Children; Times; Spaces

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-02-14
Como Citar
Gouveia, M. C. S. de. (2012). <b>Tempos de aprender: a produção histórica da idade escolar</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(2 [8]), 265-288. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38690