<b>O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980</b>

  • Alicia Maria Catalano de Bonamino Doutora em educação e professora do Departamento de Educação da PUC-Rio.
Palavras-chave: Educação Básica, Política Educacional, Educação Brasileira

Resumo

O artigo aborda o tema da relação público e privado na política contemporânea de educação básica. Toma como referência a reforma do Estado brasileiro e procura caracterizá-la como transição de uma forma de regulação burocrática e fortemente centralizada para uma forma de regulação híbrida que conjuga o controle pelo Estado com estratégias de descentralização, autonomia e auto-regulação das instâncias educacionais e das instituições escolares. Com base nesse cenário, o texto identifica o modo como se redesenham os novos espaços do público e do privado na educação básica brasileira e os analisa em articulação com os processos de descentralização e centralização (administrativa, financeira e pedagógica) que caracterizam a política educacional dos anos 1990.

 

 

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Biografia do Autor

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Doutora em educação e professora do Departamento de Educação da PUC-Rio.
PUC-Rio.
Publicado
2012-02-15
Como Citar
Bonamino, A. M. C. de. (2012). <b>O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 253-276. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719