<b> A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista </b>

  • Adriana Maria Paulo da Silva
Palavras-chave: História da Escravidão, História da Educação, Racismo, História do Brasil, Império do Brasil

Resumo

O presente trabalho procura discutir a utilização de discursos estereotipados a respeito da trajetória histórica da população afro-descendente no país – em geral, considerada vítima do tráfico intercontinental e da escravidão –, partindo do pressuposto de que, para a primeira metade do século XIX e antes, faz-se necessário considerar a enorme presença de escravistas não-brancos atuando na sociedade brasileira e legitimando, por conseguinte, a própria instituição da escravidão. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Paulo da Silva
Doutoranda em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestreem educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Silva, A. M. P. da. (2012). <b> A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista </b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(2 [4]), 145-166. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38726