<b>A Idéia de Europa no Período Fascista análise de um livro de história da pedagogia</b>
Resumo
O artigo propõe-se a evidenciar a imagem de Europa presente no manual de Michele Federico Sciacca, O problema da educação na história do pensamento filosófico e pedagógico. Após apresentar os critérios metodológicos que presidiram a análise, o texto evidencia: a falta de contextualização histórica; o entendimento superficial dos conceitos de educação e pedagogia; a apologia da civilização cristã; a exaltação do historicismo de Vico e do “espiritualismo italiano” em contraste com uma concepção anti-historicista do iluminismo; e a condenação do positivismo, em geral, em contraposição a uma avaliação favorável do positivismo filosófico italiano. Em suma, na perspectiva do livro analisado, a idéia de Europa não pode suscitar senão a imagem de competitividade e de perigo. O livro detém-se numa consciência provinciana de um nacionalismo mesquinho que considera a Itália a nação mais civilizada da Europa.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.