<b>Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário</b>

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Geometria, Geometria Prática, História da Educação Matemática, Matemática Escolar, Condorcet

Resumo

O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letrase Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadordo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT)

Publicado
2013-02-21
Como Citar
Valente, W. R. (2013). <b>Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 73-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38813