O domínio dos bacharéis no ensino acadêmico de história em terras sergipanas (1951-1962)

  • João Paulo Gama Oliveira Doutorando em Educação/NPGED/UFS e professor da Faculdade Atlântico e da SEED/SE.
Palavras-chave: Curso de História, Ensino Superior, Formação de Professores, Faculdade de Filosofia.

Resumo

O presente estudo investiga quem foram os professores das disciplinas relacionadas à História, no curso de Geografia e História da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, a ‘antiga FAFI’, no período de 1951 a 1962. Por meio de depoimentos orais, atas, cadernetas, entre outras fontes, foi possível averiguar que as disciplinas da História eram ministradas por um corpo docente constituído, predominantemente, por bacharéis em Direito. Assim, o que se tinha era um curso de formação de professores de História, com domínio do professorado constituído por bacharéis, os quais, em alguns casos, já exerciam a docência de História em outras instituições educacionais aracajuanas. Não obstante, à medida que os alunos do curso da faculdade sergipana conseguiam a licenciatura, o quadro de professores alterou-se significativamente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Doutorando em Educação/NPGED/UFS e professor da Faculdade Atlântico e da SEED/SE.
Graduado em História, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Faculdade Atlântico e da SEED/SE e membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares, História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA).
Publicado
2014-07-24
Como Citar
Gama Oliveira, J. P. (2014). O domínio dos bacharéis no ensino acadêmico de história em terras sergipanas (1951-1962). Revista Brasileira De História Da Educação, 14(2[35]), 135-156. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38881
Seção
Artigos