"Le Cahier de Roulement". Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola

  • Bienvenido Martín Fraile Universidad de Salamanca
  • Isabel Ramos Ruiz Universidad de Salamanca
Palavras-chave: caderno de rotação, cultura empírica, cultura escolar, ensino primário

Resumo

A história da educação contempla una nova perspectiva de estudo: a cultura escolar com os seus âmbitos normativo, teórico e empírico. O artigo questiona a renovação pedagógica durante o século XX na escola espanhola mediante um recurso, le cahier de roulement, utilizando o acervo documental do Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca em três momentos históricos: Segunda República, Franquismo e a projeção até a América atual. O resultado contempla continuidades e rupturas em seu percurso histórico, com uma reflexão sobre a influência da normativa e da teoria nas práticas educativas.

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Biografia do Autor

Bienvenido Martín Fraile, Universidad de Salamanca

Profesor Titular universidad-Departamento Teoria e Historia de la Educación-Facultad de Educación-Universidad de Salamanca

 

 
Isabel Ramos Ruiz, Universidad de Salamanca
Profesor Asociada universidad-Departamento Teoria e Historia de la Educación-Facultad de Ciencias Sociales-Universidad de Salamanca
Publicado
2018-03-20
Como Citar
Fraile, B. M., & Ruiz, I. R. (2018). "Le Cahier de Roulement". Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e009. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42086