A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)

Palavras-chave: práticas de leitura, livros didáticos, trajetória individual

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Sias Manke, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS. Possui graduação em História (2002) e especialização em História do Brasil (2003) pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação, pela Faculdade de Educação da UFPel, com estágio de doutorado sanduíche (PDEE) na École Normal e Superièure de Lyon, França. Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CNPq), no PPGE/FaE, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2015-2016.
Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Possui graduação em Pedagogia (1990), pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado (1994) e doutorado (2000) em Educação pela UFMG, com estágio de doutorado sanduíche (PDEE) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França. Realizou estágio sênior (com bolsa Capes), na Northern Illinois University, Estados Unidos, em 2012-2013.
Publicado
2018-10-02
Como Citar
Manke, L. S., & Galvão, A. M. de O. (2018). A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e026. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833